Grupo Casa Magalhães ganha 4 dias para dedicar a melhoria dos resultados financeiros​

SOBRE A EMPRESA

Fundada nos anos 60, o Grupo Casa Magalhães possui um quadro com mais de 200 funcionários e passou por grandes mudanças em seu modelo de negócio.

Hoje, auxiliam empresas nas interações em Pontos de Venda (PDV) e gestão dos serviços fornecendo soluções de gerenciamento. Com mais de 50 anos de história, a empresa atende mais de 18 mil clientes em todo o Brasil.

DESAFIOS ENFRENTADOS

Planilhas são muito vulneráveis e suscetíveis a erros. E no caso do Grupo Casa Magalhães, a empresa contava outras ferramentas para consolidar dados, fazer análises e gerar relatórios pontuais. Sofrendo a dor na pele o Grupo percebeu o quão difícil era criar um planejamento integrado e descentralizado sem que nenhuma linha da planilha quebrasse.

Nessa época eram necessários mais de 20 minutos para extrair os relatórios para análise de desempenho e mais alguns dias para enviar as planilhas para cada gestor. Nesse sentido, não só o planejamento como o acompanhamento do orçado era complexo e lento. Os desafios que a empresa enfrentava estavam ligados à automação e integração do planejamento.

ESTRATÉGIA ADOTADA

Muitas horas eram perdidas e inúmeras planilhas eram necessárias para fazer algo que deveria ser simples, direto e fácil. O Grupo Casa Magalhães entendeu então que era necessário otimizar o processo e centralizar o planejamento e orçamento.

Com isso em mente, a estratégia foi adotar o software Treasy, que auxilia empresas a construírem seu planejamento e orçamento em único lugar, de forma descentralizada e integrado com o ERP.

Na outra ferramenta eu ficava engessado de moldar da forma que eu queria. E no Treasy, como a gente implementou a forma como a gente queria, as visões que a gente queria, então ficou mais fácil analisar o resultado da forma mais macro.
Alisson
Analista de Controladoria

RESULTADOS ALCANÇADOS

Diante das limitações de todo o processo, eram necessários 4 dias para extrair as informações da ferramenta utilizada, colocar os dados do realizado nas planilhas e gerar os relatórios para, ao fim, enviar a cada gestor das áreas. Segundo Alisson, a geração de relatórios que parece um processo simples, com a antiga ferramenta ocupava 20 minutos de seu dia.

Agora com a ferramenta Treasy o Grupo Casa Magalhães reduziu em 4 dias todo o processo orçamentário, diminuindo para 5 minutos a geração de relatórios para tomada de decisão.

“O principal ganho é na agilidade do processamento dos dados. Como eu disse, estou conseguindo cortar em 4 dias o fechamento. Então, até no dia 9 ou 10, se não tiver nenhum imprevisto, eu consigo fechar sem problemas”, disse Alisson.

Economizando 4 dias do processo orçamentário, Alisson conta que é possível fechar a análise do realizado na metade do mês. Sobrando tempo o suficiente para identificar desvios no planejado e tomar ações referente a eles.


A gente consegue corrigir os desvios antes do fim do mês. Porque antigamente, quando demorava para atualizar os dados, eu só conseguia fazer algum tipo de ação para corrigir no fim do mês. E com essa facilidade de atualização eu consigo fazer antes do fechamento. Consigo alertar o diretor, gestor, naquele tipo de conta que esteja fora do planejado, e também consigo ver os erros de lançamento
Alisson
Analita de Controladoria
equipe financeiro
Equipe financeiro do Grupo

4 DIAS

a menos no processo orçamentário

5 MIN.

para gerar relatórios de desempenho

30%

no aumento de produtividade

Buscando os mesmos resultados para sua empresa? Converse com a gente!

Como a Treasy auxilia centenas de empresas a alcançarem seus objetivos com planejamento e orçamento

Baixe este Artigo em PDF