No início do projeto de sistematização do processo orçamentário com a Treasy, em dezembro de 2016, o Grupo Axis já havia concluído previamente o processo de planejamento para 2017, com todas as informações consolidadas em planilhas.
Para reduzir ao máximo o atrito no processo de implantação do Treasy, a estratégia adotada foi primeiramente migrar todo o planejamento que estava em planilhas para o sistema. “Os consultores da Treasy estavam sempre próximos e dispostos a ajudar”, comenta Cíntia.
Como o processo interno do orçamento já estava em curso, o departamento de Controladoria tinha uma meta bem ousada: inserir os dados da projeção de 2017 no Treasy dentro do mês de Dezembro, e deixar tudo preparado para apenas acompanhar esse orçamento no 1o trimestre de 2017.
Por conta disso, o próximo passo foi estruturar as informações do realizado mensal, que vieram para o Treasy via importação dos dados obtidos a partir do ERP da empresa, o Sistema Alterdata. Este processo eliminou a necessidade qualquer tipo de consolidação ou entrada manual de dados entre o Planejado x Realizado mensalmente.
Em pouco menos de dois meses, o processo orçamentário estava 100% sistematizado com o Treasy, já com a consolidação do planejamento com o realizado, e o início do envolvimento dos demais gestores com a nova solução.