Treasy | Planejamento e Controladoria

O que é e como se tornar um profissional financeiro TOP PERFORMER?

Ser notado na multidão. É mais ou menos essa a ideia de quando falamos de um financeiro top performer, ou para quem preferir o termo em português, um financeiro de alto desempenho. E o que exatamente distingue um profissional que é apenas mais um entre tantos, daquele que se destaca?

Segundo uma definição extraída do artigo What is a top performer? (O que é um top performer?), “um profissional de alto desempenho é alguém que é comprovadamente melhor do que seus colegas em alcançar os tipos de resultados que você precisa, trabalhando em um ambiente semelhante ao seu”. Ou seja, não se trata apenas de competência, mas de entregar um desempenho superior de forma contínua.

Então, o que faz um financeiro top performer? Para responder essa pergunta e ajudar você a se tornar um, fizemos este artigo especial. Aproveite!

    Sem tempo para ler agora?
    Faça o download do arquivo em PDF

    (e aproveite para enviar à seus colegas)


    O que significa ser um profissional financeiro top performer?

    No mundo das abelhas, existem as operárias. Fazendo uma analogia, no setor financeiro, a maioria dos profissionais desempenha suas funções corretamente, garantindo que os processos funcionem como esperado. Mas, assim como em uma colmeia, existem aqueles que vão além: inovam, antecipam problemas e criam valor para toda a estrutura. Esses são os top performers.

    De um modo geral, o financeiro top performer é aquele profissional que desenvolveu habilidades técnicas avançadas, perspicácia empresarial e habilidades comportamentais.​ É o que diz Andy Burrows no artigo If you want to be a CFO, develop these 3 skills… (em uma tradução literal para o português: Se você deseja ser CFO, desenvolva estas 3 habilidades…). Sobre as habilidades, Andy explica o seguinte:

    Financeiro top performer: além dos números

    Assim como um controller de alto desempenho, o financeiro top performer não se limita a planilhas e dados de relatórios contábeis. Por isso, ser um profissional desse calibre significa assumir um papel estratégico também. Trocando em miúdos, a pessoa busca agregar valor por meio de análises aprofundadas, propondo melhorias e soluções financeiras que impulsionam o crescimento sustentável da empresa.

    Para tanto, o profissional precisa atuar como um elo entre todas as áreas do negócio, garantindo uma comunicação eficaz e alinhamento estratégico. Isso significa que um financeiro top performer necessita desenvolver as habilidades comportamentais explicadas acima para interagir com diferentes departamentos e entender suas necessidades financeiras.

    Como qualquer top performer, o profissional de finanças não tem medo de tomar decisões. No entanto, assegura uma tomada de decisão fundamentada e alinhada com os objetivos organizacionais. Por estar próximo da diretoria, ele contribui diretamente para a gestão estratégica, minimizando riscos e otimizando investimentos.

    Em suma, ser um profissional financeiro de alto desempenho significa ser um estrategista, um comunicador eficaz e um especialista técnico, sempre alinhado às necessidades e metas da empresa.

    Quais as características de um financeiro top performer?

    Se você leu o que significa ser um financeiro top performer, é possível que já tenha uma ideia das características desse profissional. Mas para deixar bem claro, abaixo elencamos o que faz ele não ser apenas mais um na multidão.

    Domínio do processo orçamentário

    O processo orçamentário é uma arte. Assim como um artista molda sua obra com precisão e criatividade, um profissional que domina o orçamento precisa equilibrar dados, previsões e estratégias para garantir decisões financeiras sólidas. Ter total controle sobre a elaboração e gestão do orçamento permite que o profissional esteja envolvido nas principais decisões da empresa e tenha proximidade com a alta gestão.

    Essa posição estratégica é alcançada porque o financeiro top performer sabe que um orçamento bem planejado não é apenas um número, mas um reflexo do planejamento estratégico e da capacidade de uma empresa de se preparar para o futuro. E como planejar o orçamento no estilo “financeiro top performer”?

    Como a resposta exige um texto novo, facilitamos a sua vida no Curso Gratuito de Planejamento Orçamentário com a Metodologia Treasy. São mais de 4 horas de conteúdo em vídeo, nas quais ensinamos na prática como criar um Orçamento Empresarial do zero! Ao fazer o curso, você recebe materiais gratuitos complementares, ganha 1h de consultoria remota gratuita com nosso time de especialistas após a certificação e tem 7 dias de acesso gratuito ao Treasy!

    Para saber mais sobre o curso e começar hoje menos a dominar o processo orçamentário como um top performer, clique na imagem:

    Curso Online Gestão Orçamentária com a Metodologia Treasy

    Análise detalhada de indicadores financeiros

    Como já foi comentado, um controller e um financeiro top performer sabem que números brutos são apenas números. Para dar valor a eles, os profissionais os utilizam para interpretar dados como como vendas, margem de lucro, despesas operacionais, projetar custos e assim por diante. 

    Essa habilidade permite fornecer insights valiosos para a gestão da empresa, apoiando-a na tomada de decisões estratégicas.

    Habilidade em storytelling

    O financeiro de alto desempenho precisa se comunicar com outros diretores e gestores, os quais não estão por dentro de jargões técnicos e podem ter muita dificuldade em entender o que mostram os KPIs. Aliás, para muitos, uma planilha orçamentária é apenas um apanhado de números. Como solucionar isso?

    Como mencionado no tópico acima, não basta analisar detalhadamente os indicadores financeiros. O financeiro de alto desempenho também precisa dominar a arte do storytelling para apresentar dados de maneira compreensível e persuasiva, contextualizando informações. Isso facilita o entendimento e a tomada de decisões por parte da liderança. Do mesmo modo, o storytelling é uma maneira de manter todos engajados nas estratégias e objetivos da empresa.

    Lembre-se que: um profissional que sabe contar uma história por trás dos dados consegue influenciar decisões, conquistar aliados e demonstrar o verdadeiro valor das análises financeiras. E é isso que faz um financeiro top performer!

    Pensamento estratégico

    O profissional de alto desempenho na área de finanças compreende que os números contam uma história e utiliza esses dados para embasar decisões empresariais. Além disso, ele consegue analisar o passado, olhar para o presente e compreender o impacto financeiro no crescimento do negócio. Dessa maneira, ele está apto a propor soluções estratégicas.

    Por exemplo, ele sabe que cortar gastos para aumentar a margem de lucro é algo que tem que ser feito com cautela, pois uma redução de custos excessiva pode comprometer a qualidade do produto ou serviço, afetando a satisfação do cliente e, consequentemente, a sustentabilidade do negócio.

    Pausa: você sabe o que realmente significa estratégia? Esse é um conceito essencial para todo profissional top performer, independentemente da área de atuação. No vídeo abaixo (Um plano não é estratégia), Roger Martin – ex-reitor da Rotman School of Management da Universidade de Toronto e um dos principais pensadores de estratégia em todo o mundo - explica o conceito de estratégia e aborda armadilhas comuns do planejamento estratégico. O conteúdo está em inglês, mas a legenda em português está disponível:

    O papel da tecnologia na rotina de um financeiro top performer

    A tecnologia se tornou um elemento-chave para o sucesso dos profissionais financeiros. Isso significa que, para atingir o alto desempenho, não há espaço para planilhas em diferentes versões espalhadas pela empresa.

    A regra do financeiro top performer é: quanto mais automatizarmos, mais tempo teremos para análises aprofundadas e tomadas de decisões embasadas em dados. Por isso, softwares de gestão orçamentária para controle de fluxo de caixa, faturamento e planejamento financeiro são indispensáveis.

    Exemplo real

    A Mosarte, uma empresa catarinense referência no mercado de revestimentos especiais, mosaicos e porcelanatos de alto padrão, enfrentou desafios típicos de muitas organizações em crescimento, especialmente no que diz respeito ao uso de planilhas para o controle orçamentário.

    O gerente de controladoria, Márcio Reis, explicou que o uso de planilhas Excel comprometia a integridade dos dados e tornava o processo ineficiente e sujeito a erros. Quanto mais informações eram inseridas nas planilhas, maior o risco de erros e perda de dados cruciais, comprometendo a confiança no processo orçamentário. Além disso, a complexidade da gestão orçamentária se tornava um obstáculo ao crescimento e à melhoria contínua da empresa.

    Para superar esses gargalos, a Mosarte foi em busca de uma solução no mercado. O software da Treasy, que se integrava bem com o ERP da empresa, foi a ferramenta adotada. O Treasy permitiu não só automatizar e simplificar o processo de planejamento financeiro, mas também proporcionou maior confiabilidade nos dados, facilitando a análise e a tomada de decisões.

    Os resultados foram rápidos e significativos:

    Em última análise, a adoção da tecnologia não apenas melhorou a eficiência operacional, mas também fortaleceu a cultura orçamentária na Mosarte, permitindo à empresa monitorar desvios financeiros e tomar decisões mais estratégicas, essenciais para seu crescimento contínuo.

    Confira o case completo aqui.

    Dicas para se tornar um financeiro top performer

    Agora que você sabe os principais pontos sobre o profissional financeiro top performer, já tem uma boa ideia do que precisa desenvolver para se tornar um. Para complementar o que falamos aqui, sugerimos algumas dicas práticas:

    1. Aprimore seus conhecimentos constantemente: invista em cursos, certificações e participação em eventos da área financeira. Aproveite também conteúdos gratuitos, como os disponibilizados no blog da Treasy, e ouça podcasts com profissionais da área.
    2. Desenvolva sua inteligência emocional: saber lidar com pressão e se comunicar de forma eficaz são habilidades fundamentais para um financeiro de alto desempenho.
    3. Seja um parceiro estratégico: contribua ativamente para a tomada de decisão da empresa e ajude a direcionar estratégias de crescimento.
    4. Adote uma mentalidade orientada a dados: neste conteúdo, mencionamos várias vezes a análise de dados. Para ser um top performer, baseie suas decisões em análises concretas. Os dashboards financeiros ajudam muito nesse sentido.
    5. Conte com a tecnologia: comentamos sobre softwares de gestão orçamentária. Além dele, e fazendo um gancho com o item número 4, conte com um BI Financeiro!

    BI Financeiro da Treasy

    Você conhece o BI financeiro Treasy? Ele oferece uma maneira prática e eficiente de gerenciar dados financeiros, proporcionando um dashboard integrado que conecta diversas fontes de informação, como ERPs e meios de pagamento. Isso permite que profissionais de controladoria e finanças monitorem o desempenho financeiro em tempo real, sem depender de relatórios demorados e desconexos.

    Aqui estão algumas funcionalidades que destacam o BI Financeiro da Treasy (e mostram como ele pode ser uma vantagem estratégica para um profissional de alto desempenho):

    Se você deseja ver esses recursos na prática e entender como o BI financeiro da Treasy pode transformar a gestão financeira da sua empresa, sugerimos assistir a um vídeo demonstrativo que explica com clareza todos os benefícios da ferramenta.

    Gostou? Teste gratuitamente o Treasy BI Financeiro e crie hoje mesmo os Dashboards de sua empresa! Crie sua conta aqui (não custa nada).

    Conclusão

    Se fosse para resumimos este artigo em pequeno parágrafo, poderia ser:

    Lembramos que o alto desempenho é algo que se adquire com o tempo e experiência na profissão. Além disso, ele é o resultado de um compromisso contínuo com o aprendizado, entrega de resultados e a melhoria constante. Ou, como dizem por aí: “é muito mais sobre a jornada do que o destino”.

    O que queremos dizer com isso é que a transformação profissional é um processo que deve ser encarado com seriedade em cada etapa. Por isso, independentemente do estágio de carreira que você se encontra, mire o alto desempenho, lembrando que durante o seu caminho, a sua missão é agregar valor. E como fazer isso?

    Use e abuse das dicas que demos neste conteúdo. E para ajudar nessa jornada, aproveite e utilize o Treasy BI Financeiro gratuitamente. Com os dados certos ao seu alcance, você terá o poder de fazer a diferença, impulsionar a eficiência, melhorar resultados e crescer na sua carreira.

    Quero criar agora mesmo minha conta gratuita no BI Financeiro da Treasy!