Treasy | Planejamento e Controladoria

Dashboard financeiro: o que é, para que serve e vantagens (com exemplo)

Se tem algo que profissionais da área financeira, como os controllers, sabem, é que os dados são a base de tudo. Redução de despesas, mudança na precificação, abertura de um novo mercado e melhorar a saúde financeira da empresa. Esses são exemplos de decisões tomadas a partir da análise de dados.

Ah, os dados! Se eles estão em todos os lugares, como na planilha que você acabou de conferir ou até mesmo no e-mail que está esperando para ser lido, entender o que eles querem dizer é uma outra história. Aliás, como disse Jay Baer, um renomado estrategista de negócios e empreendedor: “estamos rodeados por dados, mas sedentos por insights”.

Muitos deles podem ser obtidos com o dashboard financeiro. Você sabe exatamente o que é e para que ele serve? Entenda aqui, veja o que você precisa se atentar para utilizá-lo e confira um exemplo de dashboard para chamar de seu!

    Sem tempo para ler agora?
    Faça o download do arquivo em PDF

    (e aproveite para enviar à seus colegas)


    O que é um dashboard financeiro?

    Um dashboard financeiro é um painel que representa visualmente as informações, métricas e indicadores que ajudam os profissionais de finanças a entender o desempenho da empresa rapidamente. Ele funciona como uma ferramenta de Business Intelligence e traz benefícios como:

    Conforme você verá, quando usados ​​corretamente, os dashboards são grandes aliados na busca pelo controle do desempenho geral e da saúde financeira do seu negócio. Além do mais, eles possibilitam um ambiente colaborativo, no qual os dados são compartilhados mais facilmente e podem ser acessados por qualquer pessoa com permissão para visualizar o painel.

    Uma característica importante do dashboard financeiro é apresentar métricas em tempo real, como receita total, lucro líquido, receita média por cliente e muito mais. O painel também inclui uma visão geral abrangente dos dados financeiros, o que o torna um excelente instrumento de análise para os CFOs.

    Em suma, e para reforçar, esses painéis ajudam a monitorar e analisar o desempenho financeiro atual da empresa.

    Para que ele serve?

    Sabe aquela cena que você viu de relance? Ou aquela pessoa que você viu rapidamente passando pela rua? Pense que o dashboard possibilita essa “olhada rápida”. Em outros termos, ele serve para fornecer as informações necessárias aos profissionais da área financeira e demais executivos "num relance". Seu objetivo é de que, com esses dados, seja possível tomar decisões para impulsionar o negócio.

    Mas não se engane! Embora possibilite um entendimento rápido, não significa que as informações contidas em dashboards financeiros sejam simples. Pelo contrário, pois o que ele faz é apresentar dados complexos de maneira visualmente intuitiva. Por conta disso, a ferramenta facilita o entendimento dessas informações.

    Falando em facilitar, os controllers conseguem utilizar os dados apresentados nesses painéis para criar um storytelling que torne possível a executivos de outras áreas entenderem a situação financeira da empresa. Inclusive, o dashboard financeiro incentiva e encoraja o storytelling, pois seus dados suscitam perguntas como:

    Além do mais, como a ferramenta ilustra os principais dados de uma organização, serve também para identificar tendências, padrões e anomalias que podem impactar as operações. Dessa maneira, mune controllers e outros profissionais da área financeira com informações para uma abordagem proativa, evitando que a empresa seja exposta a um determinado risco (ou conseguindo minimizar as consequências).

    Este “deixar para planejar depois o que pode ser planejado hoje” é a função de um plano de contingência, o qual pode ser criado tendo como base o dashboard financeiro.

    Vantagens do dashboard financeiro

    Praticamente uma ferramenta de mil e uma utilidades, o dashboard é como se fosse o painel de um automóvel, pois permite um monitoramento contínuo e em tempo real do que está acontecendo na empresa em diferentes aspectos, o que é crucial para uma gestão eficiente e informada. 

    Além disso, sabe o tempo que você gasta rastreando colegas ou vasculhando planilhas, arquivos e relatórios em locais diferentes, para obter uma informação? O dashboard centraliza os dados em uma única tela, tornando o acesso rápido e fácil a qualquer um com autorização para tal

    Outra vantagem é que ele possibilita aos profissionais manterem-se atualizados sobre a saúde financeira da empresa. Não apenas isso, pois mostra como diferentes itens afetam o quadro geral. Por exemplo, como os custos de pessoal e benefícios estão distribuídos entre os departamentos? Qual é a relação entre os custos de pessoal e a produtividade da empresa?

    O dashboard é uma ferramenta poderosa também para acompanhar os cenários mapeados. Desse modo, os controllers conseguem manter a empresa alinhada com o planejado, porém, sem perder de vista as oportunidades de mercado que possam surgir no meio do caminho. Oportunidades essas que serão exploradas após decisões baseadas em dados, não em suposições.

    Reforçamos ainda que os dashboards ajudam o financeiro a analisar se o desempenho da empresa está de acordo com os KPIs definidos. Na prática, a ferramenta fornece informações que dizem se a organização está caminhando na rota certa, ou se é preciso traçar um novo caminho que reflita a realidade.

    Quais são os elementos de um dashboard financeiro?

    O dashboard financeiro deve apresentar dados e métricas que fornecem uma visão panorâmica da saúde financeira da empresa. Embora algumas informações variem de organização para organização, é comum que ele apresente elementos como:

    Então um dashboard financeiro faz o mesmo que um software de gestão orçamentária?

    Digamos que “uma coisa é uma coisa. Outra coisa é outra coisa”. Para entender, tenha em mente que a gestão orçamentária tem tudo a ver com:

    Com um software de gestão orçamentária, por exemplo, o financeiro e a controladoria têm em mãos todas as informações que precisam para planejar, controlar e monitorar a saúde financeira do negócio. E mais: tornam-se aptos a ligar dados financeiros e operacionais de toda a empresa, em tempo real.

    Destacamos também que soluções robustas possibilitam a criação de um orçamento base zero, orçamento descentralizado, base histórico ou rolling forecast. Adicionalmente, elas tornam possível, dentre outras coisas, coletar e analisar dados, realizar análises preditivas, acompanhar orçamento planejado x realizado x histórico, gerar relatórios gerenciais, obter uma visão unificada do financeiro e analisar gráficos e indicadores de desempenho.

    Já o dashboard financeiro, como você acompanhou até aqui, fornece uma visão geral e em tempo real da saúde financeira da empresa. Para isso, ele pode coletar dados do software de gestão orçamentária e traduzir os dados complexos em peças visuais (como gráficos e barras) fáceis de entender.

    Ficou mais claro? Se quiser se aprofundar um pouco mais sobre o que é gestão orçamentária e como uma solução pode ajudar, já salve as leituras:

    👉 Como escolher a Solução de Gestão Orçamentária ideal para sua empresa

    👉 O guia para escolher uma solução de orçamento fácil de usar

    O que você precisa saber para ter um dashboard financeiro?

    Entendido o que é dashboard financeiro, suas vantagens, para que ele serve e alguns de seus principais elementos, dê uma olhada em dois pontos que você deve se atentar ao utilizar um dashboard financeiro:

    Defina objetivos claros

    O conteúdo do dashboard deve se adaptar às necessidades específicas dos diferentes leitores. Por exemplo, fornecer a um diretor de marketing um dashboard conciso com os principais indicadores financeiros da área seria mais adequado em comparação com um dashboard contendo métricas que podem apenas complicar o entendimento. 

    Utilize ferramentas adequadas

    Vamos ser sinceros: criar um dashboard do zero é possível, mas para isso sua empresa precisará gastar com o desenvolvimento de uma tecnologia e com um time dedicado na elaboração da ferramenta. Levando esse aspecto em consideração, o ideal é escolher um software que ofereça recursos abrangentes para integração e visualização de dados.

    Com o BI Financeiro Treasy, por exemplo, profissionais de controladoria e do financeiro acessam um dashboard que integra múltiplas fontes de dados provenientes de ERPs, Meios de Pagamento etc. A ferramenta também permite:

    Mas em vez de ficarmos falando das vantagens do dashboard financeiro do Treasy (e como aqui não escondemos nada), vamos mostrar um exemplo neste vídeo para ficar mais fácil para entender o que queremos dizer:

    Você pode testar gratuitamente o Treasy BI Financeiro e criar hoje mesmo os Dashboards de sua empresa! Crie sua conta aqui.

    Concluindo

    O dashboard financeiro é uma ferramenta na qual controllers, gestores e executivos têm acesso às informações financeiras de maneira organizada e fácil de entender. Com ele é possível monitorar KPIs e demais dados relacionados às finanças em tempo real. Sem dúvidas, é uma ferramenta indispensável para qualquer organização que deseja elevar o grau de maturidade da gestão orçamentária.

    Falamos isso com propriedade, pois no decorrer dos anos de Treasy, acompanhando empresas dos mais variados setores e portes, criamos uma base de conhecimento sobre  metodologias, ferramentas e as melhores práticas de Gestão Orçamentária do mercado

    Compilamos tudo em um e-book disponibilizado gratuitamente, o qual serve tanto para empresas dando os primeiros passos na gestão do orçamento, quanto para aquelas que estão em um grau mais avançado. Clique no banner, faça o download e receba o material em poucos segundos:

    Estágios de Maturidade na Gestão Orçamentária